Revelando a Foto – Jardim Botânico de Belo Horizonte »
Nossa viagem ao Alasca foi direcionada para conhecer mais dois parques nacionais americanos que se localizam nesse estado: o Denali National Park e o Kenai Fjords National Park. Começamos a viagem explorando o Kenai Fjords. Logo no primeiro dia já fizemos a trilha do Exit Glacier e depois fomos nos hospedar na cidade de Seward, a mais próxima do parque. Um de nossos objetivos ao visitar o Kenai Fjords foi fazer um passeio de barco para tentar ver um pouco de vida selvagem, as belas paisagens e um dos glaciares acessível apenas por barco. Entre várias opções de passeio que pesquisamos, acabamos optando por fazer o National Park Tours. O passeio tem duração de 6 horas e navega até Fox Island e Holgate Glacier. Infelizmente no dia em que fizemos o passeio não parou de chover um minuto. Além da chuva, o frio e o vento testava a nossa resistência. 🙁 Isto nos atrapalhou um pouco de ver a paisagem e fotografar , mas mesmo assim gostamos muito do passeio.
O passeio saiu pontualmente às 09:00 da manhã. Chegamos ao escritório da Kenai Fjords Tours, empresa que faz os passeios, com aproxidamente 30 minutos de antecedência, conforme sugerido quando compramos o passeio pela Internet. O escritório fica ao lado do porto de Seward. Fizemos o check-in, tiramos umas poucas fotos do porto e fomos para o barco.
No horário combinado o barco partiu e iniciamos o passeio cheios de expectativa. Na primeira etapa, o barco navegou pela Ressurrection Bay na direção da Fox Island.
No caminho já tivemos a surpresa de duas aparições empolgantes. Primeiro o barco parou ao lado de um penhasco onde estava uma Bald Eagle (conhecida como águia americana). Foi uma aparição empolgante para quem sempre teve vontade de ver uma delas em ambiente natural.
Já perto da Fox Island o barco parou para a segunda visualização empolgante. Alguns puffins nadavam por ali e ficamos um tempo obsevando. Os puffins são aves pequenas também conhecidas como papagaios-do-mar. Mais um objetivo de viagem cumprido. 😀 Infelizmente nós não estávamos com uma lente com muito zoom e as fotos não ficaram muito boas. Mas as imagens ficarão para sempre na nossa memória. Para amantes da natureza e vida selvagem conseguir ver animais soltos é uma emoção muito em grande. E em menos de uma hora de passeio de barco nós já tinhamos visto dois pela primeira vez. 🙂
Em seguida, o barco partiu em direção ao Aialik Cape e ao Holgate Glacier. No caminho, várias paradas para visualização de animais. Infelizmente o tempo tão fechado nos impediu de ver a paisagem ao redor então nos concentramos em procurar os animais.
Neste trecho vimos algumas focas e leões marinhos, mas a grande novidade foi a primeira Humpback Whale, uma espécie de baleia mais conhecida por nós como Baleia Jubarte. Mais emoção e outro objetivo cumprido. Daí em diante vimos mais duas ou três baleias e incontáveis aves, como os belos puffins. Por mais que eu não fosse mais novidade a gente sempre se empolgava quando via um bando deles nadando ou voando. Infelizmente não conseguimos pegar nenhuma foto boa dos saltos das baleias. 🙁
Depois de um tempo o barco começou a se aproximar do Holgate Glacier ainda debaixo de chuva, que nessa hora parecia estar mais forte. Percebemos que estávamos chegando perto por causa dos pedaços de gelo pelo caminho.
Quando chegamos perto do glaciar, saímos da cabine e fomos até a área aberta para tirar algumas fotos e observá-lo mais de perto. A parte coberta da área aberta do barco era muito disputada, então resolvemos ficar mesmo na parte descoberta para aproveitar melhor. A emoção de estar perto do glaciar era muito grande. O pessoal do barco ainda trouxe um pedaço de gelo para o pessoal poder ver o glaciar bem de perto mesmo. Tiramos algumas fotos e voltamos para dentro da cabine para correr da chuva e do frio. Neste momento o que deu mais trabalho foi enxugar a máquina fotográfica, que levou alguns (muitos) pingos de chuva.
A volta do passeio ao porto de Seward foi quase direta, parando apenas mais duas vezes para visualizar duas outras baleias que resolveram aparecer. Mais emoção. Em boa parte da volta fomos acompanhados por um grupo de golfinhos, que tem o corpo preto e branco. São muito bonitos, mas nem deu pra tirar foto por causa também do volume de chuva e da área coberta não dava para vê-los, pois nadavam muito perto da frente do barco.
Ao final, ficou uma sensação de quero mais pelas belas paisagens que ficaram escondidas pelo tempo feio mas adoramos ver vários animais interessantes pela primeira vez. Um bom motivo para voltar, inclusive com uma boa lente tele em mãos. 😀
Comida:
É servido um pequeno almoço e tem água, chá e café à vontade. Pela duração do passeio achamos pouco o que foi servido no almoço. Felizmente levamos algumas barrinhas de cereal (que sempre temos conosco) e não ficamos com fome.
Informações:
No site da empresa Kenai Fjords Tours, que organiza os passeios, estão listadas as várias opções de passeio com os preços e períodos do ano em que eles acontecem. Normalmente eles acontecem de maio ao início de setembro.
Mais informações podem ser obtidas no site do parque.
Olá!!!
Mesmo com o vento, o frio e a chuva imagino que o passeio deve ter sido mesmo lindo e inesquecível!!
Morro de vontade de conhecer o Alasca!!!
Bjs, Anna
Olá Anna!
Sim, mesmo com o mau tempo nós gostamos muito do passeio, foi legal demais. Foi uma experiência realmente inesquecível.
Com certeza o Alasca é um lugar que vale muito a pena ir, tem muita paisagem bonita e inúmeras oportunidades de ver vida selvagem.
Abraços,
Helder
Helder, esse lugar é lindo demais! Que isso! O frio compensa tudo, né? Abraços
Olá Rafael,
Frio, chuva, qualquer coisa compensa. É só se preparar adequadamente e aproveitar!
Abraços,
Helder
Nossa, mesmo com tempo ruim as fotos ficaram ótimas!
E, acho, a emoção de ver o salto das baleias deve ser o máximo, hein? Eu acho que, se fosse eu, minhas fotos sairiam horrorosas ou não sairiam “at all”, porque eu não ia saber se fotografava ou ficava olhando…
Lindo, lindo!
Oi Clarissa, obrigado pelos elogios!
É realmente muito emocionante ver o salto das baleias. Eu também me empolguei com a águia americana e os puffins, que eu tinha muita vontade de ver. Mas a baleia é especial.
Sobre olhar ou fotografar, qualquer um dos dois é muito bem aproveitado :).
Abraços,
Helder
Maravilhoso o lugar! Alasca está na minha wish list pra 2013 ou 2014, vamos ver se rola…as fotos ficaram bacanas mesmo com o tempo ruim, ai se estivesse tempo bom!
Obrigado pelo elogio, Luciana!
Espero que dê certo para você ir e que aproveite bastante. Tem muita coisa bonita por lá.
Abraços,
Helder
Oi, Helder.
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Oi Natalie,
Que legal! Ficamos muito contentes de poder colaborar.
Até mais,
Helder
Oi Helder,
Muito legal o post! O Alasca já está nos meus planos, com certeza anotarei essa dica!
Aqui no Brasil, se vcs tem interesse, em Abrolhos – BA há passeios para observação de baleias. Fiz estágio lá e, realmente, é impressionante vê-las!
Beijo
e muitas viagens para nós <3
Oi Bruna, que bom que você gostou! O Alasca é um lugar que realmente vale muito a pena visitar para quem gosta de natureza.
Temos muita vontade de ir a Abrolhos, já está na nossa lista com certeza!
Obrigado, e muitas viagens para nós 🙂
Abraços,
Helder
Ola,
Muito legal o post sobre Alasca. Estou pensando em ir para lá mas estou na dúvida de qual período é melhor ir.
Agora no mês de novembro é muito ruim?
Abraços
Olá Caio, tudo bem?
Que bom que você gostou do post. Bom, novembro é um mês meio complicado pra conhecer o Alaska. É fim do outono por lá e já tem neve pra tudo quanto é lado. A maioria dos passeios não funciona mais. Esse passeio de barco mesmo só funciona de maio a agosto, meses que eu recomendo a visita. E isso vale tanto pro Kenai Fjords quanto pro Denali, que nós visitamos no ano passado.
Abraços,
Helder
Olá Helder, obrigada pela dica do National Park Tour…eita..acho que Alaska se resume à vida selvagem (e eu achando que já tinha visto bastante em FNoronha, por exemplo..rs..) e à geleiras..maravilhoso..É um passeio de barco de 6 horas que vai para Fox Island e Holgate Glacier. hum…falarei para o meu guia/marido..hehe..Legal lembrar que vc adquiriu os tkts para o passeio pela Internet. Importante tb ver em adiantado a imagem da Bald Eagle (conhecida como águia americana) e saber que ave é esta..pois na hora que falarem, não saberia, pois confesso que nunca ouví falar…Bom tb saber que os puffins são aves pequenas também conhecidas como papagaios-do-mar…excelentes dicas…Humpback Whale, por exemplo..é uma espécie de baleia mais conhecida por nós como Baleia Jubarte, não podemos nos esquecer..ah, pelo que vc relata..como tb somos amantes da fotografia..o ideal é levar uma à prova d´água, prá nos previnir das chuvas..embora elas não possam receber pingos na lente porque senão..saem imagens absolutamente borradas..Abçs e grata uma vez mais Helder…
Olá Silvia,
Sem dúvida as paisagens naturais e vida selvagem são as grandes atrações de Alasca. E nesse tour você tem boa oportunidade de ver os dois, mas ao mesmo tempo que demos sorte com os animais no dia que fizemos o tempo estava fechado. Mas como eu disse, foi muito bonito assim mesmo e nós adoramos. Se você tiver como levar uma proteção para a câmera é bom pro caso de chover no dia, mas se o tempo tive aberto não tem necessidade.
Abraços,
Helder
Olá Hélder…estou torcendo para darmos sorte tanto na visibilidade do tempo (que esteja claro, é o que mais espero) e também na aparição dos lindos animais marinhos da região..Temos uma máquina para mergulho…mas mesmo sendo à prova d´água..ela precisa de proteção quando se chove ou neva..porque os flocos e pingos em cima dela, deturpam toda a imagem…percebemos isto em Foz do Iguaçú, quando os pingos e ventos/névoas da catarata atrapalharam muitas das tomadas que poderiam sair maravilhosas..no retorno partilharemos nossas imagens com vcs..pois tb amamos fotografia..é nosso principal hobby..Abçs à vc e Lílian..
TORCENDO e ORANDO para que o terror das queimadas na região que se iniciaram esta semana acabem logo e assim eu possa apreciar tranquilamente estas lindas paisagens…que venha a chuva então…GOD BLESS AMERICA…PRAYING TO ALASKA..without afraid…no scare…..
Helder, parabéns pelas fotos . Qual o valor deste passeio ? estadia no Alasca, sai caro? Para duas pessoas, quanto sai ?
Obrigado
Olá Erik, que bom que você gostou das fotos!
Nós pagamos 160 dólares por um este passeio mais o ticket para entrar no Alaska Sealife Center, também em Seaward.
Em relação a preço de hospedagem, o Alasca em geral é sim mais caro que o resto do território americano. Hoteis similares terão preço mais alto mesmo. Mas eu notei que há opções de hostels com preços mais em conta se você estiver disposto a abrir mão de um certo conforto. Fica complicado eu te dizer preços porquê pode variar muito. Sugiro que você pesquise em algum site de busca de hotéis tipo o http://www.booking.com por hospedagens nas cidades Anchorage e Seward para ter uma boa idéia dos preços.
Abraços,
Helder
Olá, Helder!
Estou achando ótimas todas as informações que você compartilhou sobre a viagem ao Alasca. Planejo ir no ano que vem e tudo tem sido muito útil! Gostaria de te perguntar sobre o barco no qual vocês fizeram esse tour. Balança muito? Teve gente que ficou enjoada/passou mal no tour? É que eu tenho tendência a enjoar em barcos, então esse é um passeio que tenho receio de fazer e não aproveitar.
Um abraço e obrigada!
Olá Patrícia, que bom que está gostando de nossas informações!
Espero que dê certo e que você possa ir no ano que vem. Olha, o barco não é pequeno e por isso é mais estável. No nosso dia foi muito tranquilo, apenas uma oriental passou mal mas eu acho que foi porque o grupo que ela estava não parava de comer. 🙂
De toda forma dependendo do tempo pode balançar. Talvez seja uma boa você deixar para contratar o passeio apenas quando estiver em Seward, daí você avalia o barco.
Abraços e fique a vontade para perguntar se tiver dúvidas.
Helder