Belo Horizonte – Memorial Minas Gerais – Vale »
Neste Revelando a Foto falarei sobre o uso de linhas na composição fotográfica, uma técnica que eu gosto muito. Como exemplo, usarei uma foto que tirei no Denali National Park, um dos parques nacionais dos Estados Unidos localizado no Alasca. As linhas servem para guiar o olhar do leitor pela foto até o motivo principal ou podem inclusive ser o motivo principal de uma foto. Elas podem ter diferentes formas (retas ou curvas) ou orientações (vertical, horizontal e até mesmo diagonais). O mais importante é tornar a composição mais interessante.
As retas fazem uma conexão direta com o motivo principal da foto transmitindo um sentimento de força e são consideradas mais estáticas, sem movimento. As diagonais, apesar de também serem fortes, transmitem a noção de movimento dentro da foto. Já as curvas também são consideradas linhas, mas não criam um caminho direto até o motivo, transmitindo um sentimento de mais calma e paz.
O Denali é cortado por uma estrada de 92 milhas (quase 150 quilômetros) conhecida como Denali Park Road. Atravessando belos vales e altas montanhas, é a única estrada dentro do parque e por ela passam os ônibus usados pelos visitantes. Em nossa visita ao parque, o ônibus em que estávamos parou para que pudéssemos observar e fotografar a vista para o Mount McKinley, o ponto mais alto da América do Norte. Em uma das fotos resolvi destacar algumas linhas na composição da foto. Na foto a seguir, a estrada funciona como uma linha que guia o olhar do leitor até o motivo principal, o Mount McKinley (no caso parcialmente coberto por nuvens que segundo os locais sempre o acompanham). Achei uma composição simples, mas interessante.
Configurações:
- Data: 24/08/2012
- Horário: 10:37 hs
- Distância focal: 55mm
- Exposição: 1/250s
- Abertura: f/8
- ISO: 100
Mais um ótimo post the série. Ilustra perfeitamente a técnica.
Valeu, Jodrian! 😀
Oi Helder! Como são essas paradas para fotos? São frequentes? Pode descer do ônibus? Quanto tempo duram? Estou um pouco preocupada pq estaremos com o Lipe e reservei o shuttle até Kantishna, fim da linha – então queria saber se o bus faz umas paradas e permite que a gente saia de dentro…
Obigada,
Claudia
Olá Cláudia, tudo bem?
Nós fizemos apenas o trecho até o Eielson Center em todas as vezes que entramos no parque então só posso responder por essa parte. Nós usamos sempre os ônibus de cor verde e os três que nós pegamos (1 em cada dia) pararam nos pontos de parada do Teklanika River, Toklat River (estes com banheiro) e no Polychrome Pass lookout. Sem contar o Eielson Center que era o ponto final. Além disse você sempre pode descer do ônibus quando desejar desde que a área não esteja fechada por algum motivo (tipo atividade de ursos).
Abraços,
Helder
Obrigada pela resposta, Helder! Acabei lendo todos os detalhes no outro post, “visitando o Denali” – fiquei bem mais tranquila de saber isso, pq a nossa ideia é ir de bus até Kantishna e voltar de teco-teco, para não ficar tão puxado para o Lipe! Assim serão mais ou menos 6hs no bus, que é o mínimo de qualquer passeio lá, né??? Abraços
Sua ideia é muito boa até porque o passeio de teco-teco deve ser muito bonito! Nós não fizemos porque queríamos maximizar a chance de ver ursos e adoramos o esquema de ficar procurando animais o tempo todo. Um dia ainda quero voltar pra fazer o voo. E realmente os passeios de ônibus são longos porque os ônibus andam bem devagar e param sempre que aparecem animais, o que eu espero que aconteça muito com vocês, o Lipe vai adorar 🙂
Fique a vontade pra perguntar quando tiver qualquer dúvida, eu estou a disposição pra ajudar no que puder para que vocês tenham uma maravilhosa viagem por lá.
Abraços
Helder