«
»

Fotografar em ambientes com muita diferença de luminosidade é um grande desafio e há algumas técnicas que podem ser usadas para lidar com esse problema. Se a medição de luz for feita privilegiando os tons claros, a parte com tons escuros ficará muito escura. Mas se privilegiarmos a parte escura, para ficar bem exposta, a parte clara vai estourar, ou seja, vai ficar muito clara e perderemos a informação luminosa nos tons mais claros.

Neste Revelando a Foto mostramos o uso de  uma técnica chamada HDR (High Dynamic Range) usada para tirar fotos com um intervalo de tons muito grande, maior que a câmera pode capturar. A idéia do HDR é capturar fotos com diferentes tons e depois juntar as fotos tiradas criando uma imagem com mais detalhes nos tons claros e escuros que conseguiríamos tirando apenas uma foto.

Eu estava aguardando o pôr do sol na Praia da Conceição, em Fernando de Noronha, quando pensei em fotografar o sol já bem baixo sobre o mar e com algumas pedras em primeiro plano. O problema é que o céu estava muito mais claro do que as pedras, especialmente perto de onde estava o sol. Coloquei a câmera em modo manual, fiz a medição de luz e tirei três fotos em sequência, uma com a exposição sugerida pelo fotômetro da câmera, uma mais clara abrindo 2 f-stops (velocidade de disparo 4 vezes menor) e outra mais escura fechando 2 f-stops (velocidade de disparo 4 vezes maior).

O passo seguinte já foi feito no computador. Usando o software Photomatix Pro (muito bom para fazer sobreposição de fotos) juntei as três fotos em apenas uma, já contemplando informações luminosas em tons mais claros e também mais escuros que a foto normal. Depois eu apenas fiz alguns ajustes locais para contraste, nitidez e saturação do jeito que eu queria.

Pôr do sol na Praia da Conceição - Fernando de Noronha

Pôr do sol na Praia da Conceição – Fernando de Noronha

Configurações:

  • Data: 02/08/2013
  • Horário: 18:12
  • Distância focal: 44mm
  • Exposição: 1/160s, 1/640s (2 f-stops mais escura) e 1/40s (2 f-stops mais clara)
  • Abertura: f/5.6
  • ISO: 100

E então, o que acharam do resultado? Eu poderia falar muito mais detalhes aqui a respeito de HDR e do processo de captura das fotos, mas estou preparando um post específico somente para este tema. Aguardem!