«
»

Em destinos turísticos sempre existem aquelas atrações famosas que todos acabam visitando (inclusive a gente). Por mais que alguns se esforcem para visitar lugares menos concorridos e divulgados é muito dificil deixar de ao menos dar uma passada por estes pontos consagrados. Afinal de contas poucos deixariam de visitar a Torre Eiffel ao visitar Paris, a Sagrada Família em Barcelona, ou o Coliseu estando em Roma (ao menos em uma primeira visita). E assim são várias outras atrações ao redor do mundo. E a consequência disso é que fica comum ver fotos muito parecidas destes monumentos.

Felizmente há formas de fazer fotos “diferentes” destes pontos tão visitados. Uma dica legal é prestar atenção na iluminação e condições climáticas do dia. Aquela luz lateral e quente do final de tarde pode dar um toque especial à sua foto e você pode, inclusive, fazer um preto e branco cheio de contrastes que esta luz boa proporciona. Um céu dramático também pode fazer uma foto que seria comum saltar aos olhos de quem está vendo. Outra ideia interessante é adicionar pessoas à foto. Se der pra identificar que a pessoa é do lugar então eu acho que fica melhor ainda. E foi isso que eu tentei fazer na foto deste Revelando a Foto.

Quando visitei Lhasa, a capital do Tibet, um dos lugares que eu mais gostei foi o Jokhang Temple, um templo sagrado tibetano que fica no centro da cidade perto da Barkhor Street. Gostei tanto que cheguei a voltar mais de uma vez para fotografar e fiquei bastante tempo por lá. Tirei muitas fotos e em algumas delas eu tentei incluir na composição alguns tibetanos que ficavam caminhando e rezando ao redor do templo.

Antes de fotografar pessoas em outros países é muito importante considerar leis e costumes locais. Eu fui ao Tibet em excursão e no ônibus que nos levou do aeroporto até a cidade (o aeroporto de Lhasa fica fora da cidade) o guia nos reforçou a importância de não fotografar soldados do exército chinês que ficam aos montes marchando armados pela cidade. Óbvio que eu respeitei. Então eu perguntei se tinha alguma recomendação em relação aos cidadãos tibetanos e ele disse que em geral não tem problema mas se alguém demonstrar descontentamento é bom evitar. Questão de educação e respeito que devemos sempre ter. Eu fiz isso e voltei de lá com muitas fotos legais. A parte mais complicada foi encontrar composições que não incluia os soldados do exército chinês. 🙂

A foto abaixo foi a que eu mais gostei.

Jokhang Temple - Lhasa

Jokhang Temple – Lhasa

Configurações:

  • Data: 05/07/2010
  • Horário: 08:54
  • Distância focal: 17 mm
  • Exposição: 1/400
  • Abertura: f/5.6
  • ISO: 400