Revelando a Foto – Patagônia sem Filtro »
Vamos começar com um roteiro mais detalhado do que fizemos por lá:
- 1º dia: Chegada pela manhã a El Calafate, almoço e visita à Laguna Nimez
- 2º dia: Visita ao glaciar Perito Moreno
- 3º dia: Tour de barco por todos os glaciares
- 4º dia: Viagem de ônibus para Puerto Natales
- 5º dia: Passeio pela cidade de Puerto Natales e traslado para o refúgio Torre Central no parque Torres del Paine onde começamos o Circuito W no dia seguinte
- 6º dia: Trecho do Circuito W entre os refúgios Torre Central e Chileno incluindo chegada ao mirador das torres
- 7º dia: Trecho do Circuito W entre os refúgios Chileno e Los Cuernos caminhando ao longo do lago Nordenskjold
- 8º dia: Trecho do Circuito W entre os refúgios Los Cuernos e Paine Grande com subida ao vale do francês e mirador britânico
- 9º dia: Trecho do Circuito W até o mirador do glaciar Grey e traslado de volta a Puerto Natales
- 10º dia: Viagens de ônibus de Puerto Natales para El Calafate e de El Calafate para El Chalten
- 11º dia: Trilha para Laguna Torre
- 12º dia: Trilha para Chorrillo del Salto
- 13º dia: Trilha para Laguna de los Tres
- 14º dia: Trilha para Mirador de los Condores
- 15º dia: Trilha para Loma del Pliegue Tumbado
- 16º dia: Visita ao Glaciar Huemul
- 17º dia: Passeio Viedma light (tour de barco ao glaciar Viedma), volta ao mirador de los condores e viagem de ônibus de El Chalten para El Calafate
- 18º dia: Cavalgada no Cerro Frias
- 19º dia: Mini trekking no glaciar Perito Moreno
- 20º dia: Visita à Estancia Cristina
No final achamos que foi um tempo bom para fazer tudo com tranquilidade, mas obviamente a vontade de voltar é enorme. Após terminar a viagem acho que eu faria somente uma alteração no nosso roteiro. Eu ficaria mais um dia no Chile para fazer o tour de 1 dia ao parque Torres del Paine porque tem coisa que não se vê no Circuito W. E tiraria esse dia provavelmente de El Calafate.
Em El Calafate nos hospedamos nos hotéis Lar Aike e Hosteria Austral. Em El Chaltén ficamos no Hotel Kalenshen.
Aguardem nossos posts. Se quiserem acompanhar mais de nossa viagem temos muitas fotos já publicadas em nosso Instagram @nerdsviajantes. Nas duas primeiras semanas de nossa viagem tivemos a ótima companhia do Jodrian e da Rosana, do AventuraMango. Além dos posts no blog eles também tem muitas fotos no Instagram @aventuramango. Em El Chaltén também encontramos a simpática turma do blog 1000 Dias, Ana, Rodrigo e Fiona.
Foi excelente ter a companhia de vocês nesta viagem maravilhosa. No aguardo de mais posts e fotos maravilhosas 🙂
Grande abraço
Jodrian
Valeu, Jodrian! Tão pouco tempo e já deixa uma saudade danada 🙂
Estou escrevendo os posts aqui e já “imaginando” uma possível volta.
Abraços,
Helder
Helder, eu gostei muito deste roteiro seu. Fiquei louca pelas fotos do IG.
Quero muito fazer!
Fabiane do Blog Viagens e Vivências.
Curti muito as fotos que vcs postaram no IG.. Quem sabe, quando morar mais perto também não de uma volta por essas bandas.. Abs
Olá Oscar, que bom que você gostou! Vocês que também gostam de destinos relacionados a natureza vão adorar a Patagônia. Quando tiverem uma oportunidade de ir façam um bom planejamento incluindo tempo de sobra para fotografia. Vale a pena!
Abraços,
Helder
Olá Fabiane, que bom que você gostou do roteiro e das fotos! A Patagônia é um lugar de natureza intocada e com paisagens fantásticas. Vale a pena planejar e ir.
Abraços,
Helder
Olá Fabiane, que bom que você gostou do roteiro e das fotos! A Patagônia é um lugar de natureza intocada e com paisagens fantásticas. Vale a pena planejar e ir.
Abraços,
Helder
Olá Fabiane, que bom que você gostou do roteiro e das fotos! A Patagônia é um lugar de natureza intocada e com paisagens fantásticas. Vale a pena planejar e ir.
Abraços,
Helder
Olá Helder, achei muito interessante sua trip. Estou procurando algo que tenha belas paisagens e gostei dessas que vi. Só se você puder me ajudar em uma coisa, meu tempo disponível para viajar seria de 10 dias, ou seja, metade da sua viagem. O que você me recomendaria neste espaço de dias? O que é totalmente imprescindível fazer e o que da pra deixar para uma próxima viajem?
Outra dúvida, como é a iluminação para as fotos lá? Pois vi que em algumas fotos o tempo está bem nublado…
Olá Maiquel, tudo bem?
Que bom que você gostou do post. Nossa viagem durou três semanas divididas em uma semana para El Chaltén, outra para El Calafate (ambas do lado argentino) e outra para Torres del Paine. Se fosse eu escolheria dois destes três lugares e dividiria entre eles para aproveitar melhor. Complicado vai ser decidir qual deixar de fora. Mas é uma escolha bem pessoal. Outra opção é você visitar os 3 lugares passando uns 2 ou 3 dias em cada um. Sendo assim você faz os melhores passeios de cada e visita os três.
A escolha do que fazer em 10 dias vai depender também se você gosta de fazer trilhas ou não. El Chaltén tem quase só trilha enquanto em El Calafate, por exemplo, tem muitos passeios. Qual seria seu perfil?
Sobre a iluminação, o tempo na Patagônia é muito louco. Mesmo no verão é comum o tempo variar bastante podendo inclusive nevar. Nós fomos em dezembro e vimos neve cair em El Calafate e El Chaltén. Então é bom ir considerando tanto céu aberto quanto bem fechado.
Abraços,
Helder
Lilian,
Ví que o passeio W pode ser feito por empresas, mas que não fornecem guia.
Como vcs fizeram ? Alugaram diretamente os dormitórios e foram por conta própria ?
E sobre o percurso, é difícil ? é fácil de se perder ? E o clima?
Estamos pensando em ir em Junho, mas deve estar bem mais frio e inviabilizar o passeio.
Na verdade vamos ficar 3 semanas no Chile, e na semana do meio descer até purto montt.
Já as torres del paine estão meio fora de mão devido à distância e ao clima. Alguma sugestão?
abs.
Oi André,
Nós contratamos o Circuito W com a Fantástico Sur. Isto é, um pacote que incluía os alojamentos e as refeições. Eles oferecem o serviço de guia, mas achamos que não seria necessário (e realmente não fez falta, as trilhas são bem demarcados e tinha muita gente caminhando).
Me parece que em Junho alguns refúgios ficam fechados devido ao inverno.
A região dos lagos Chilenos (Puerto Montt, Puerto Varas, Frutillar, Puerto Octay) é bem bonita. Estivemos lá em Janeiro/2012 e aproveitamos para conhecer também Bariloche e San Martín de los Andes. Acho que é uma boa opção de roteiro! 🙂 Temos posts aqui no blog.
Abraços,
Lillian.
Olá, adorei as fotos!! e o roteiro.. se puderem responder algumas dúvidas..
Quanto foi o pacote completo? é possível pessoas normais (quase sedentarios) fazerem todo este percurso? é muito frio? qual melhor época para ir? como sao os alojamentos? o que indicam levar? obrigada
Olá Gabriela, que bom que você gostou do post e das fotos.
Nós não compramos pacote, compramos tudo separado (passagem aerea, hoteis e passeios) e honestamente eu não tenho compilados valores de tudo.
Sobre sedentarismo, eu considero que nós também somos e conseguimos fazer tudo, apesar de ter cansado bastante (muito mesmo). Eu acho que dá pra fazer sim, desde que saiba dosar seus limites. Mesmo no verão é bom estar preparada para o frio, mas na época que fomos não estava tão forte assim. Segunda pele, fleece e anorak dão conta do recado.
A melhor época pra ir é de setembro/outubro a abril, mas é bom pesquisar antes pra saber se determinados passeios já estão abertos nesta época. O tempo lá é meio maluco, então é bom você estar preparada para pegar até mesmo neve no verão. Nós pegamos duas vezes no mês de dezembro. Os alojamentos tem de todo tipo, depende de sua vontade e exigência. Sobre o que levar, também varia de pessoa para pessoa, mas o básico é roupa para frio e chuva (sim, pode chover qualquer dia), calçados adequados para trekking, protetor solar e óculos escuros. Basicamente é o que você precisa para um lugar onde você vai caminhar muito, faz frio e pode (provavelmente vai) chover.
Abraços,
Helder
Oi Helder, tudo bem?
Estou começando a pesquisar para tentar fazer essa viagem em Outubro, mas me parece uma viagem um pouco cara. O que você acha? É necessário fechar um pacote com alguma empresa com antecedência?
Muito obrigada.
Ps.: Obrigada pelas dicas fornecidas, ajudaram bastante
Olá Samira, tudo bem e você?
Viajar pela Patagônia não é necessariamente barato mas os lugares por lá que você pretende visitar e os passeios que quer fazer vão determinar o quanto você vai gastar. Quais lugares você pretende ir e que tipo de passeio você pensa em fazer? Se você optar por passeios guiados você vai gastar muito mas se você optar por fazer trekking em El Chalten, por exemplo, os passeios são gratuitos e você só gasta com hospedagem e alimentação. E a hospedagem vai variar bastante de preço dependendo da sua exigência com hotel.
Nós fechamos com antecedência o pacote da Fantastico Sur para o Circuito W em Torres del Paine (tem que reservar com antecedência) e alguns passeios de El Calafate (acho que não tem necessidade de reservar com antecedência).
Abraços e fique a vontade de tirar qualquer dúvida.
Helder
Oi, Nerds!
Em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho!
Uma dúvida….se vcs só tivessem dois dias em El Chaltén, que trilhas vocês priorizariam?
Abraços!
Olá Elton, blz?
Obrigado pelos elogios. Essa pergunta é muito pessoal, mas se eu tivesse apenas dois dias e tivesse que escolher entre duas trilhas elas seriam a da Laguna de Los Tres (primeira) e da Loma del Pliegue Tumbado (segunda). Mas tenha em mente que deixar apenas 2 dias pra El Chaltén vai ter deixar com uma vontade gigante de voltar, sem contar que corre o risco de você nem ver as montanhas, dependendo do tempo.
Abraços,
Helder
Eu já estou me preparando psicologicamente pra esse efeito…hahaha
Pena que não terei mais do que esses 2 dias para curtir por lá. Vou acabar voltando pra explorar a cidade melhor. Pelo que vi nos relatos de vocês, El Chaltén deve ser páreo duro com Torres del Paine, em termos de beleza e exigência dos trekkings! 🙂
Exato, Elton, é muito parecido com Torres del Paine em termos de beleza e exigência. São dois destinos maravilhosos. Mas não se preocupe, se tem só dois dias vá os dois dias. Se o tempo colaborar serão dois dias fantásticos. Quando eu digo pra ficar mais tempo se tiver condição é pra ter mais tranquilidade e dar mais tempo pra sorte de as montanhas estarem visíveis. Mas se eu tivesse apenas um dia pra ir a El Chaltén, eu iria esse dia. 🙂
Abraços e aproveite bastante. Se tiver qualquer dúvida fique a vontade para perguntar.
Helder
Valeu, Hélder!
Muito Obrigado! 🙂
Oi, Nerds!
Como é o esquema de carregar baterias nos abrigos? Tem tomadas disponíveis pra carregar as câmeras?
Olá Elton,
O povo da Fantastico Sur avisa que não há como carregar baterias, mas na recepção de todos os abrigos eles carregavam se pedisse. Acho que é melhor não contar com isso e levar tudo carregado. Mas se precisar pede que eles provavelmente vão carregar pra você.
Abraços,
Helder
Bom dia!
Estou planejando uma viagem no 2º semestre para TDP, El Calafate e El Chalten.Vcs compraram os trechos de ônibus com antecedência? Em qual site consigo a programação e preços?
Mandei um email para Fantastico Sur, mas eles ainda não me responderam, vcs fizeram as reservas direto com eles ou através de algum site de reservas (booking…)?
Obrigada e parabéns pelo blog
Olá Julia, tudo bem?
Nós deixamos pra comprar em El Calafate mesmo. A passagem ida e volta para Puerto Natales nós compramos com 2 dias de antecedência. Já a passagem El Calafate – El Chalten – El Calafate nós compramos com uns 10 dias de antecedência. Todas as passagens foram compradas no próprio terminal de buses de El Calafate. Eu já vi falar que tem um site que vende mas não cheguei a pesquisar a respeito. A oferta de passagens é muito boa, tem pelo menos três companias que fazem os dois trajetos.
Sobre o Fantastico Sur, nós fizemos tudo por email mesmo e eles não demoraram a responder na época não.
Abraços e obrigado pela visita,
Helder
Obrigada pelo retorno Helder!
Eu consegui fechar a reserva com Fantastico Sur, agora estou com dúvida sobre a bagagem. Minha ideia é viajar com uma mala e uma mochila, antes de começar o Circuito eu deixo a mala em Puerto Natales. Mas no checklist da Fantastico Sur eles falam para levar 2 mochilas, um grande e outra pequena para “day hikes”. Como vocês fizeram? O que recomendam?
Nós fizemos o trekking com nossa cargueira e uma mochila de ataque e não deixamos nada em Puerto Natales mas já partimos do Brasil com nossa cargueira bem reduzida de forma que não pesasse. Por que eles sugerem isso? Porque de há 3 trechos onde você pode deixar sua bagagem principal em algum lugar e fazem um caminho de bate e volta. Pra ir às torres você pode deixar alguma coisa no Refugio Chileno e ir mais leve. Pra ir ao mirador britanico você pode deixar as coisas no Campamento Italiano (na cabine dos guarda parque) e pra ir ao Grey você deixa no Paine Grande Lodge. Creio que não há problema em você ir com sua mochila menor e continuar com ela até esses destinos. Mas se tiver outra menor ainda só pra esses 3 bate e volta e não for sacrificio levar as duas talvez seja uma boa você levar. O mais importante é você não levar coisas desnecessárias durante o percurso.
Abraços e boa viagem!
Helder
Olá Helder e Lilian!
Adorei o relato de vocês, está super detalhado e está ajudando bastante nas dúvidas que estou tendo ao fazer meu roteiro! Se vocês puderem ajudar… Eu e meu namorado vamos agora no começo de setembro para Patagonia Argentina e Chilena, e queremos fazer TdP, já vimos que só Torre Central e Los Cuernos estarão abertos. Vale mesmo assim ? Por não ser alta temporada acha que precisamos reservar com antecendia estadia nos refugios ou chegando em Puerto Natales conseguimos? mais uma dúvida, as fotos de vocês estão espetaculares, que tipo de equipamento vocês utilizaram?
Olá Heloisa, tudo bem? A questão de valer a pena eu não posso responder, depende do seu gosto. Se tiver como fazer a trilha para as torres é muito bonito, assim como a paisagem perto do Los Cuernos também. Se fosse eu (veja que aqui é de acordo com meu gosto) eu iria assim mesmo, já que qualquer pedaço do W já acho bonito. Sobre os refugios eu reservaria antes, mesmo sendo baixa temporada. Eles são concorridos e o Los Cuernos é muito pequeno. Ah, se tiver tempo faça o tour (ou alugue um carro) para fazer o passeio pelos mirantes. Nós não fizemos mas queremos voltar pra fazer!
Sobre equipamento, todas as fotos desse post foram feitas com celulares Samsung S3 e S4. Mas se você olhar em outros posts verá muitas fotos tiradas com câmeras Canon 60d, que usávamos na época.
Abraços e boa viagem,
Helder
Ai brigadão Helder! É sempre bom ouvir uma opinião de alguem que vivenciou o lugar e sabe como é… =D
Vc sabe dizer se os abrigos possuem aquecimento?
Vc sabe dizer se os abrigos possuem aquecimento?
Olá Patrícia,
Os abrigos são sim aquecidos e quando estivemos por lá não passamos frio algum dentro deles.
Abraços,
Helder
Oi Lillian e Helder! Tudo bem?
Estou tento muita dificuldade de organizar essa viagem – e sei que a culpa é minha por querer abraçar o mãos. A ideia é fazer em uma mesma viagem a Patagônia Chilena e Argentina. São 25 dias em outubro. É viável conhecer Santiago, Pucon, Frutillar, Bariloche, El Chatén, El Calafate, Torres Del Paine, Puerto Natales, Punta Arenas e Ushuaia nesse tempo? Não somos fãs de acampar e não acho que a turma teria energia para fazer o circuito W. É tranquilo fazer trilhas sem guias, no nosso ritmo? E a locomoção entre estes locais pode ser feita de carro? Estou perdida e aberta à sugestões! Difícil escolher entre paisagens tão lindas…
Obrigada!!
Olá Mariana, tudo bem?
Difícil dizer se é viável porque cada um tem seu ritmo de viagem, mas eu não faria isso porque são muitos lugares bonitos e teria que correr em vários deles. Sem contar o tempo de deslocamento também, que seria grande. Sobre as trilhas, na Patagonia é sim muito tranquilo de fazer sem guia, as trilhas são muito bem sinalizadas e no verão os dias são longos, o que facilita fazer no seu ritmo. A locomoção entre estes locais pode sim ser feita de carro, mas algumas distâncias são longas e não sei se vale a pena. Conheço gente que já alugou carro em El Calafate e foi pra Puerto Natales e El Chalten e achou interessante. No nosso caso, como iríamos fazer muita trilha não valia a pena manter um carro alugado no periodo. Já que você aceita sugestão, se fosse eu quebraria em duas viagens. Em uma eu faria Santiago, Pucon, Puerta Varas, Frutillar e Bariloche e na outra faria El Chalten, El Calafate, Torres del Paine, Punta Arenas e Ushuaia. Mas enfim, isso é muito pessoal.
Abraços e espero ter ajudado,
Helder
Olá Helder.
Lindas fotos e ótimo relato. Sempre visito o “nerdsviajantes” para me inspirar nas minhas viagens.
A minha digníssima esposa vai fazer 50 anos em novembro e gostaria de comemorar num lugar bem legal. Como ela gosta de gelo, tive a ideia de levá-la a El Calafate. para ver a geleira Perito Moreno.
Temos 15 dias de férias a partir de 15 de novembro, mas pretendo viajar por 10 dias no máximo.
Não queria fazer Ushuaia, pois seria mais um trecho em avião e eu não quero gastar muito, já que no ano que vem, fazemos 30 anos de casado e pretendemos passar 20 dias na Itália. Precisamos economizar.
O seu roteiro de El Calafate está muito parecido com o que eu pretendo fazer: visita à Laguna Nimez e centro da cidade no primeiro dia, visita ao glaciar Perito Moreno (2º), tour de barco por todos os glaciares no terceiro dia. E talvez um dia em alguma estância, perfazendo um total de quatro noites,
O que você sugere para as outras 5 ou 6 noites: Torres Del Paine? EL Chalten? Quantas noites em cada local? Os passeios nessas cidades são melhores com carro alugado ou você sugere excursões ou ônibus comum?
Nosso perfil: Eu tenho 53 e ela 49. Não podemos fazer caminhadas muito longas devido a problemas de coluna dela. Mas uma caminhada simples de umas duas horas dá pra fazer, desde que seja sem muita complexidade.
Gostamos de gastronomia e cultura regional. E como eu disse, ela gosta de Geleiras.
Um abraço e parabéns pelo nerdsviajantes.
Marcos.
Olá Marcos, tudo bem?
Em primeiro lugar, fico muito contente que você goste do nosso blog!
Já que sua esposa gosta de geleira acho a Patagônia um destino muito bom porque você vai ver muito disso por lá, seja em El Calafate (em maior quantidade), Torres del Paine ou El Chaltén.
Pelo seu perfil e pelo tempo que você tem eu acho que vocês aproveitarão mais Torres del Paine que El Chalten. Em Torres você tem opção de alugar um carro (você pode alugar em Puerto Natales, por exemplo), rodar pelo parque ou fazer em tours de ônibus mesmo. Inclusive tem um tour que você pega um barco e vai até o Glaciar Grey que parece fantástico. Já vi muita gente fazer isso mas eu infelizmente não posso te dar dicas detalhadas porque eu fui até lá apenas pelas caminhadas, que pelo seu perfil eu não recomendo. Elas são longas e algumas pesadas. Então não sei direito qual vale mais a pena. Se ainda sobrar uns dois dias eu até recomendo você dar um pulo também a El Chalten. Lá tem o passeio de barco para ver o Glaciar Viedma (já que sua esposa gosta), tem uma caminhada curta para o Mirador de los Condores (previsão de 1 hora, provavelmente sua esposa faz tranquilamente) e ainda tem o passeio de barco pelo maravilhoso Lago del Desierto. São 3 horas de ônibus desde El Calafate e a própria cidade de El Chalten é muito interessante de conhecer.
Se tiver qualquer dúvida sobre El Chalten pode perguntar, juntando as duas vezes nós já passamos 3 semanas por lá.
Abraços e espero que façam uma excelente viagem!
Helder
Olá, Helder
Primeiramente, muito obrigada por compartilhar sua experiência!
Seu site está incrível, completo, claro e cheio de dicas imprescindíveis! É minha principal fonte para minha viagem à Patagônia em fevereiro/2017. Nossos roteiros estão bem parecidos.
Peço por gentileza sua ajuda com algumas dúvidas:
1. Tenho 4 dias inteiros em El Chaltén. Já decidi pelas trilhas Loma del Pliegue Tumbado e Laguna de Los Três. Os outros dois dias queria deixar um para Laguna Torre e o outro para dividir entre Glaciar Huemul + Cachoeira Chorillo. Acha que dá pra fazer isso? Se não, qual dos três você descartaria? (Eu confio em sua opinião, ok?)
Por fim, o passeio do Glaciar Huemul contempla também o Lago del Desierto? Se não, como faço pra visitar os dois? Eles valem mais que a Laguna Torre?
Não escolhi o Passeio Viedma light porque já farei o Mini treking Perito Moreno em Calafate, além da navegação pelos Todos los glaciares.
2. Consigo comprar as passagens de ônibus El Calafate – Puerto Natales pela internet, com antecedência? Se não, acha que corro risco de ficar sem lugar se deixar pra compra lá?
3. Dá pra Chegar em El Chaltén no mesmo dia saindo cedo de Puerto Natales? Acho que você conseguiu isso, mas queira confirmar contigo os horários de saída e chegada, por favor.
Ficarei os 3 primeiros dias em El Calafate, viajo para Puerto Natales no 4º dia, no 5º dia inicio o Circuito W, no 9º dia retorno a El Calafate para emendar chegar em El chatén, onde fico 4 dias inteiros e retorno no dia seguinte a Calafate pra voltar a São Paulo.
Desde já agradeço muito!
Abraço,
Fabiana
Olá Fabiana, fico muito contente por poder ajudar. Respondendo suas perguntas…
1. Acho que dá pra fazer isso sim. A cachoeira do Chorrillo é muito perto da cidade e você faz muito rápido. Dá pra fazer depois do passeio do Glaciar Huemul. Inclusive você pode tentar pedir ao motorista do tour para te deixar no Chorrillo na volta, já que é no caminho. Se for pra descartar algo, eu descartaria a cachoeira.
2. Honestamente eu não sei. Comprei lá mesmo, com 2 dias de antecedência e não tiver problema. A oferta de ônibus costuma ser muito boa.
3. Nós fizemos isso e não achei cansativo como vi alguns viajantes relatarem em foruns (e olha que nós fizemos depois de fazer o W). Não me lembro mais de todos os horários. Saímos no primeiro horário de Puerto Natales para El Calafate e de El Calafate para El Chaltén nós partimos às 18:00 chegando no destino às 21:00 hs. Lembro que tivemos umas 3 horas mais ou menos de espera em El Calafate.
Acho seu roteiro muito bom. Realmente muito parecido com o nosso (que eu achei bom ao final).
Abraços e faça uma ótima viagem!
Helder
Muito obrigada pelo retorno, Helder!
Abraços pra vocês!
Olá Fabiana, disponha. Precisando é só falar.
Abraços,
Helder
Vou ficar 5 dias em El Chalten. Quais trilhas não posso deixar de fazer?
Olá Cristina, tudo bem?
Essa questão é muito pessoa, então vou dizer as que eu mais gostei. Minha preferida foi a da Laguna de los três, que é a mais famosa. O que mais se destaca nela é que não apenas o final é bonito, mas o caminho é cheio de atrações também muito bonitas. Se tivesse que escolher apenas uma seria ela. Em seguida eu ficaria com a Loma del pliegue tumbado e a da laguna torre. Em 5 dias provavelmente consegue fazer as três. Nos dias de descanso considere fazer as curtas caminhadas até o Chorrillo del salto ou ao mirador de los condores. Todas estas opções você pode fazer por conta própria.
Abraços,
Helder
Olá, Helder
Parabéns pelo site, fantástico as experiências de vocês!!
Estou planejando conhecer a patagônia outubro/novembro, infelizmente não terei muitos dias para conhecer tudo que eu gostaria. Chegarei em El Calafate dia 27/10 final do dia, ficando por lá por até 29/10. Teria 5 dias restantes, tendo que retornar para Calafate 03/11 ainda na parte da manhã;
O que você sugere, acha viável dentro deste período conhecer Torres del Paine e também El Chalten? Considerando o tempo de trajeto entre as cidades?
Abraços,
Olá Carla, tudo bem?
É provável que você já tenha decidido seu roteiro mas 5 dias para El Chaltén e Torres del Paine eu acho muito corrido, principalmente considerando que você vai ter que ir pra um deles, depois ir pro outro e então voltar pra El Calafate. Acho melhor priorizar um dos dois.
Abraços e me desculpe pela demora em responder, estava de férias e só voltei esses dias.
Helder
Amigos, obrigado por seus relatos… Tenho 2 dias livres a partir de El Calafate e depois de ler tantas opiniões, acabei ficando mais confuso… O que vocês recomendam se fosse pra escolher um dos dois, El Chaten ou Torres Del Paine? Curto fazer tracking tranquilo, tipo 10km pra ir e voltar no máaaximo… E amo paisagens bonitas… Minha esposa me acompanha nisso… Aguardo seu conselho, muito obrigado!
Olá Israel, tudo bem?
Torres del Paine é mais longe de El Calafate que El Chaltén, tendo apenas 2 dias talvez El Chaltén fosse mais interessante para você.
Considerando Torres del Paine. Se for de ônibus você vai gastar pelo menos metade de 1 dia pra ir para Puerto Natales e metade do outro pra voltar. Metade do seu tempo será gasto no deslocamento e ainda sim você ainda terá que ir de Puerto Natales para TDP e voltar. Se fizer questão de ir talvez uma boa opção seja alugar um carro em El Calafate e dormir dentro dentro do parque. Mas você terá que dirigir uma longa distância e ainda terá que cruzar a fronteira duas vezes.
Considerando El Chaltén. São 3 horas de ônibus a partir de El Calafate sem ter que cruzar a fronteira. Se estiver com mais pessoas o aluguel de carro é uma opção interessante, a estrada é boa e dá pra parar pra tirar fotos.
Bom, a escolha é sua mas se fosse eu iria para El Chaltén, sou apaixonado pela cidade.
Abraços,
Helder