Exposição Fotográfica – Parques Nacionais Americanos »
Puerto Octay é mais uma das cidades em torno do Lago Llanquihue, com bela vista para os vulcões Osorno, Calbuco e Pontiagudo. Visitamos a cidade de carro, no dia em que tiramos para dar a volta ao Lago Llanquihue. Saimos de Puerto Varas, passamos pelos Saltos del Petrohué, Vulcão Osorno e, após um longo trecho de estrada passando por fazendas, chegamos a cidade.
A cidade foi fundada em 22 de Dezembro de 1891, mas recebeu colonos alemãs desde 1852. É conhecida por ter belas praias em que é possível praticar a pesca e esportes aquáticos.
Na saída da cidade em direção a Frutillar, há uma placa indicando um mirante. Estacionamos o carro para tirar umas fotos. Realmente a vista é muito bonita. A cor azul da água contrasta com o verde da vegetação que permeia a cidade. O vulcão Osorno, sempre imponente, ajuda a compor o cenário, do qual também fazem parte o vulcão Pontiagudo e o vulcão Calbuco.
Infelizmente, no dia em que visitamos Puerto Octay, o vulcão Puyehue estragou a visibilidade dos vulcões. Ele tinha retornado a atividade e lançado cinzas novamente. 🙁 De todo jeito, a vista era linda!
Nas proximidades da praça central da cidade, bem próximo à igreja, encontramos uma guarita com informações turísticas. O guia, um senhor com descendência alemã, nos atendeu com muita prestatividade e simpatia. Nos indicou um circuito a percorrer pela cidade, as visitas aos mirantes e as rotas de acesso às praias. Nos surpeendemos com tanto carisma e atenção aos turistas numa das menores cidades da região (e que parece receber menos turistas que as demais). Após nos atender, ele preencheu uma ficha colocando a nossa nacionalidade e as questões atendidas por ele. Achamos o máximo essas cidades que dão valor aos habitantes locais, principalmente os mais idosos. 😀
A cidade possui um arquitetura rica e variada seguindo o estilo alemã. A maioria é feita de madeira, reflexo do processo de colonização da região.
Próximo à praça da cidade está localizada a Paróquia de San Agustín. Não parece com a Iglesia del Sagrado Corazón de Jesus de Puerto Varas? A arquitetura da igreja também sofreu influências alemãs.
É possível visitar a cidade de ônibus também. Basta olhar nas placas do ônibus das cidades vizinhas para ver se eles chegam até lá. Puerto Octay costuma ser o ponto final.
Oi Lilian,
estou adorando suas informações e fotografias.
Vc pode me informar se cidade Frutilar fica perto de Pueto Octay?
Estou querendo fazer as duas no mesmo dia incluindo o vulcão e saltos Petrohué. Será que dá tempo?
Bjsss
Oi Núbia,
Fico feliz por você estar gostando do nosso blog! 🙂
Frutillar fica a 25km de Puerto Octay. Bem perto!
Nós fizemos exatamente esse roteiro: Saltos del Petrohué, Vulcão Osorno, Frutillar e Puerto Octay. Porém, voltamos com mais tempo pra Frutillar pois achamos a cidade muito linda!
Boa viagem!
Beijos,
Lillian.
Oi Lilian,
Parabéns pelo blog.
Pretendo ir a Puerto Varas em dezembro e estou pegando todas as informações aqui. Obrigada!
Queria alugar carro e fazer o mesmo que vc fez:
Saltos del Petrohue, passeio no Lago de Todos os Santos, Vulcão Osorno, Puerto Octay e Frutillar.
Você pode me dizer quanto tempo levou pra fazer todo esse percurso?
Mais uma vez obrigada!
Oi Sonia,
Que legal! Tenho certeza que você vai adorar.
A gente fez o roteiro de volta ao lago de carro em um dia. Mas como tínhamos mais tempo, voltamos depois a Puerto Octay e Frutillar de transporte público.
Abraços,
Lillian.